domingo, 28 de agosto de 2011

Hamburguer - Caso 1

Em homenagem ao McDiaFeliz que foi ontem, e à minha vontade de comer hambúrguer, resolvi fazer em casa hoje.
Procurei algumas receitas, vi alguns vídeos, e acabei criando uma receita minha, baseada em adaptações.
Mas aí você me pergunta: Porque você simplesmente não foi ao McDonald's, ajudou as crianças com câncer e resolveu seu problema?
Bom, basicamente por três motivos. Em um dia como ontem, para mim, ir ao McDonald's significa: lugar lotado, péssimo atendimento, devido à pressa pra servir todo mundo, e lanche mal feito, pois a demanda é muito grande. E como nenhum dos motivos me agrada, eu não vou.
E porque, então, fazer uma homenagem? Ah, é uma boa causa, de qualquer forma.


O que você vai precisar:

Hambúrguer
- 1/2 kg carne moída
- 1/2 cebola picada
- 1 dente de alho picado
- 1 cl sopa margarina
- 1 cl sobremesa de mostarda
- 1 ovo
- sal
- orégano
- manjericão

Modo de Preparo
- misture todos os ingredientes, menos o ovo.
- verifique se precisa corrigir o sal.
- adicione o ovo, misturando bem até incorporar todos os ingredientes.
- tampe e deixe na geladeira por no mínimo 1hr.
- molde os hambúrgueres
- em uma frigideira bem quente coloque uma colher de sobremesa de margarina.
- coloque o hambúrguer e deixe até dourar de um lado e depois vire e doure do outro.

Dicas
- quanto melhor a qualidade da carne, melhor o hambúrguer.
- se for fazer de um dia para o outro, ou mesmo para congelar, não coloque cebola.
- faça o teste do garfo para saber o ponto ideal do seu hambúrguer, apertando o garfo contra a carne, quanto mais mole, mais crua.
- você pode trocar o manjericão e o orégano pela erva que preferir.

Eu usei como acompanhamentos um arroz branco, e uma cebola refogada com manteiga e shoyu. Infelizmente não tinha queijo em casa.

A falta de qualidade da foto é devida à câmera do meu celular. Resolverei isso o mais rápido possível.

Volto em breve com mais algum Sentido Gastronômico!

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

TOP 5 - Livros Desejados


Entrando no clima dos aniversários do começo do segundo semestre, mesmo que nenhum deles seja o meu, resolvi criar e postar essa lista de livros de gastronomia que eu quero e pretendo ter.
Sempre gostei bastante de livros, mas minha biblioteca é praticamente inexistente nesse assunto. Assim que conseguir parar de gastar com os livros da faculdade eu me dedico a esses.
Aí vai. Os livros não estão em ordem de preferência.


1 – Cozinha Confidencial
Sou fã a algum tempo de Anthony Bourdain e acompanhei o programa dele “Sem Reservas” no Discovery Travel & Living durante meses. Esse livro não é sobre receitas, mas sobre a vivência de um restaurante e o que há de “podre” na cozinha.


Título Original: Kitchen Confidential: Adventures in the Culinary Underbelly
Ano: 2000
Sinopse:
Chef' de um dos bistrôs mais badalados de Manhattan, o Les Halles, Anthony Bourdain, que é também romancista, fez o impensável neste livro - com doses iguais de perspicácia, maldade e humor, contou todos os segredos da profissão, dos mais sórdidos aos mais divertidos, junto com as falcatruas e safadezas do negócio. Mas não só isso - dono de uma interessantíssima trajetória pessoal - é com prazer indisfarçável que ele aproveita para fazer também um pouco de escândalo autobiográfico. Enquanto expõe as entranhas dos restaurantes - de lavagem de dinheiro ao uso 'criativo' de ingredientes com data de vencimento no limite -, Bourdain vai dando conselhos úteis.


2 – Mastering The Art of French Cooking
Como já citado nesse outro post, Julia Child foi uma grande difusora da gastronomia francesa, inicialmente para a América, e depois para o mundo.
Não consegui achar o livro em português, possivelmente não tenha uma tradução ainda, mas não me incomodaria em ter em inglês! São dois volumes e a sinopse é uma livre tradução minha.

Título Original: Mastering The Art of French Cooking
Ano: 1961
Sinopse:
Mastering The Art of French Cooking, publicado pela primeira vez em 1961, é uma afirmação, não de uma intenção culinária, mas de aspiração, um comprometimento com certo estilo de boa vida, de visão de mundo; um objetivo agradável implicando gosto, apetite e um “não sei o quê”. Esse é um livro de culinária que explica como criar autênticos pratos franceses nas cozinhas americanas e com ingredientes americanos. Ensina as técnicas da cozinha francesa, permitindo muitas variações do mesmo tema. Mais de 100 desenhos instrutivos.


3 – Mordidas Sonoras
Em uma ótima tradução do que quero dizer com Sentidos Gastronômicos no título do blog, o vocalista da banda Franz Ferdinand traz suas experiências com a culinária ao redor do mundo, durante suas turnês.

Título Original: Sound Bites
Ano: 2006
Sinopse:
Com 5 milhões de discos vendidos em todo o mundo, o Franz Ferdinand é uma das principais revelações do rock britânico na última década. Porém, música não é o único interesse dos seus integrantes - Alex Kapranos, vocalista, guitarrista e líder da banda, trabalhou em inúmeros empregos antes do sucesso mundial - de professor universitário a entregador de comida e chefe de cozinha. Essa ligação especial com o mundo da gastronomia lhe rendeu uma coluna no jornal inglês The Guardian. Sob o título de 'Sound bites', a coluna de Kapranos tratava de gastronomia, mas com um ar mais despojado que os rígidos críticos culinários mais típicos dos jornais - o próprio Kapranos se autodefinia como um 'gastro-aventureiro, ou algo assim'. Seus textos concisos, cheios de impressões quase poéticas e bom humor, transformaram-se em livro em 2006. 'Mordidas sonoras' traz material inédito e boa parte das colunas do Guardian - que coincidiu com a turnê mundial do Franz Ferdinand, entre 2005 e 2006. Em duas voltas e meia pelo mundo, Kapranos traz impressões alimentares de sua infância, histórias do seu trabalho nas cozinhas de Glasgow, aventuras ninja (com direito a sashimi de fugu - o venenoso baiacu) no Japão, restaurantes fechados aos domingos na França, comida iraniana no Canadá, sorvete de milho verde no Brasil, testículos de boi na Argentina. Num mix de sabores, sons, cheiros e impressões visuais, Kapranos encarna, ao mesmo tempo, o rockstar tranqüilo, o turista acidental e o aventureiro gastronômico.

4 – 1001 Comidas Para Provar Antes de Morrer
Para ter certeza de experimentar o que há de melhor e mais inusitado na culinária mundial, não poderia faltar esse guia. Espero poder comer das 1001 opções do livro.

Título Original: 1001 Foods You Must Try Before You Die
Ano: 2008
Sinopse:
'1001 Comidas para Provar Antes de Morrer' apresenta sabores encontrados na culinária de todo o mundo. Com a colaboração de outros 53 especialistas, Frances Case selecionou 1001 alimentos notáveis por seu sabor, aroma ou textura e os reuniu neste guia gastronômico. Ilustrado com fotografias, este livro traz descrições de cada alimento, indicando seu local de origem, sua história, as características que o tornam especial e a forma de prepará-lo para que seja apreciado.

5 – Dona Benta – Comer Bem
Como todo bom brasileiro, tinha que ter no meu Top 5 um dos mais tradicionais livros de culinária nacional. Em sua 75ª edição e com mais de 1 milhão de livros vendidos desde sua primeira impressão em 1940, é um exemplar útil para toda cozinha.
 
Título Original: Dona Benta – Comer Bem
Ano: 2003
Sinopse:
Há mais de 60 anos, 'Dona Benta - Comer bem' é a bíblia da culinária brasileira. A obra ganhou um novo visual, mas sem perder o charme da tradição. Pelas mãos do chef Luiz Cintra, o livro foi atualizado e ampliado, incorporando novas receitas, mais adequadas à cozinha moderna. Um livro que ensina tudo sobre culinária, disposição da mesa, cardápios para festas, dá dicas para principiantes e até ajuda a dona-de-casa a preparar xarope para os filhos.



Estou aberta a sugestões de novos livros, ou críticas a esses.
E também aceito presentes!

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Bolo de Avelã e Chocolate

Eu estava pensando em alguma receita de bolo para fazer num dia especial, para alguém mais especial ainda. E aí, navegando por alguns blogs de gastronomia, me deparei com o bolo abaixo. Na hora que eu vi, decidi que era esse.
Eu sei que acabei de postar uma receita de bolo de chocolate, mas fazer esse foi inevitável.

Receita retirada daqui.
Então, vamos ao que interessa.





O que você vai precisar:

Massa
- 200gr de chocolate amargo, ou meio amargo, picado
- 150gr de manteiga em pedaços
- 35gr de cacau em pó
- 100ml de água quente
- 100gr de açúcar mascavo
- 150gr de açúcar refinado
- 150gr de farinha de avelã
- 4 ovos

Cobertura
- 100gr de chocolate meio amargo, ou amargo, picado
- 60ml de creme de leite

Modo de Preparo

Massa
- Junte o chocolate e a manteiga em uma panela e, em fogo baixo, mexa até derreter.
- Em um recipiente, dissolva o cacau na água quente.
- Misture, ao cacau com a água, o chocolate, o açúcar mascavo e o comum, a farinha e as gemas, até ficar bem homogêneo.
- Adicione, mexendo levemente, as claras em neve.
- Pré-aqueça o forno em 180°C.
- Coloque a massa em uma assadeira untada com papel manteiga.
- Deixe assar por aproximadamente 45min.
- Ao fazer o teste do palito, o mesmo deve sair com pedacinhos de bolo.

Cobertura
- Aqueça, em fogo baixo, o creme de leite.
- Acrescente o chocolate e mexa até derreter, sem deixar ferver.

Dicas
- Se precisar converter alguma medida, esse site pode ajudar.
- Faça as claras em neve depois que a massa estiver pronta, elas não devem esperar para serem usadas.
- Caso não encontre a farinha de avelã ou ache cara, você pode comprar a avelã inteira e triturar em um processador.
- Como eu sou exagerada e não consegui comprar a quantidade adequada de avelã, comprei a mais e coloquei pedaços de avelã na massa.
- Eu acrescentei duas colheres de sopa de whisky na cobertura, na receita original era usado Frangelico, que é um licor de avelã, mas também pode ser usado rum, ou qualquer bebida de sua escolha.
- Se for adicionar a bebida à cobertura, acrescente depois de pronta.
- O bolo abaixa um pouco depois de frio.
- Deixe o bolo descansar por 15min, desenforme e coloque a cobertura.

Observações importantes.
Foi a primeira vez que eu bati claras em neve na mão e deu certo. Já tinha tentado várias vezes, e não conseguia encontrar o ponto.
Achei que seria complicado fazer o bolo, mas foi bem simples.
Eu nunca fui muito boa em decorações e finalizações, mas tenho me esforçado.
Só me lembrei de tirar a foto do bolo, quando metade dele já tinha ido embora. Contei com a ajuda da minha fotógrafa particular para ter uma foto boa.
E o bolo foi um sucesso! Eu recomendo!

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

2 filmes 3 vidas

Com a intenção de abordar todos os possíveis assuntos e meios que envolvam a gastronomia, hoje eu resolvi escrever sobre dois filmes que usam a comida como elemento essencial no enredo.

Em Estomago, Raimundo Nonato, e posteriormente Alecrim, um nordestino como tantos outros, vem para a cidade grande em busca de algo melhor. Sem ter para onde ir, ou o que fazer quando chega, ele é admitido como faxineiro e ajudante de cozinha em um boteco. Descobrindo seu talento para a culinária, através de suas coxinhas, transforma o estabelecimento em um lugar badalado. E logo recebe uma proposta de trabalho em um restaurante italiano local, onde o dono o ensina as técnicas e os truques da gastronomia italiana. Envolvido e apaixonado por uma prostituta, com quem troca sexo por comida, vai parar na cadeia. Lá começa a perceber o quão longe seus dotes podem lhe levar.
Como dizem os próprios responsáveis pelo filme é “uma fábula nada infantil sobre o poder, o sexo e a culinária”.
Esse, em minha opinião, está entre os melhores filmes nacionais dos últimos anos. O longa-metragem conta com a participação de duas revelações do cinema nacional: João Miguel e Fabíola Nascimento, foi premiado em diversos festivais e, infelizmente, foi e ainda é pouquíssimo divulgado.
Para mais informações visite o site oficial do filme clicando aqui.
Deixo aqui o trailer do filme para dar um gostinho.



Já em Julie & Julia, em um clima bem diferente do vivenciado em Estomago, vê-se duas vidas ligadas pela culinária. Uma, mudando de cidade e sem saber o que fazer para ocupar o tempo, devido ao seu enorme prazer e gosto em comer, decide aprender a cozinhar. A outra, para fugir do estresse e do cansaço da rotina, cozinha.
 A primeira, Julia, vai contra os costumes da época e se forma em um curso avançado na famosa escola francesa para cozinheiros Le Cordon Bleu. Para ajudar duas amigas, começa a revisar e reescrever um livro de culinária francesa para americanas, e no fim de um longo processo, o livro fica pronto e ela, famosa.  Enquanto a segunda, Julie, procurando algo a mais para fazer e na tentativa de concluir algo em sua vida, decide criar um blog, em que fala sobre sua experiência de pegar as receitas do livro de Julia e fazê-las, e com o prazo máximo de execução em um ano.
Baseado em duas historias reais e com mais uma atuação excelente de Maryl Streep e com Amy Adams que não fica para trás, Julie & Julia é um filme que sempre me anima, e de certa forma, me deu um incentivo para criar esse espaço. Mais informações também no site oficial, esse é americano e em inglês. Aqui.
Abaixo o trailer.



Espero que gostem!

Volto na próxima semana com mais uma aventura na cozinha, e uma receita.
Bom final de semana a todos.
E me despeço no estilo Julia Child: Bon Appétit!

domingo, 7 de agosto de 2011

Bolo de Chocolate e Café de Micro-ondas

Uma das coisas de que eu não gosto sobre morar sozinha, e talvez a única, é não ter para quem cozinhar. Às vezes bate aquela vontade de fazer alguma coisa diferente, mas nem sempre é possível fazer em pequenas porções e se fizer muito estraga, ou enjoa comer a mesma coisa.
Por isso, como primeira dica aqui do blog, decidi fazer uma receita rápida, gostosa e, principalmente, pequena.  Para os momentos de necessidade de açúcar, quando não se tem muito o que fazer ou para acompanhar um filme em um final de semana preguiçoso, como foi o meu.


BOLO DE CHOCOLATE E CAFÉ DE MICRO-ONDAS
Também conhecido como Bolo de Caneca. Eu, particularmente, não gosto muito de fazer na caneca, para não correr o risco de transbordar.



O que você vai precisar:

Massa
- 1 ovo
- 3 colheres (sopa) de leite
- 3 colheres (sopa) de óleo
- 3 colheres (sopa) de achocolatado
- 1 colher (sopa) de café coado forte e frio
- 4 colheres (sopa) de açúcar
- 4 colheres (sopa) de farinha de trigo
- 1 colher (café) de fermento em pó

Calda
- 2 colheres (sopa) leite
- 1 colher (chá) margarina
- 2 colheres (sopa) de açúcar
- 3 colheres (sopa) de achocolatado

Modo De Preparo

Massa
- Em uma caneca ou uma tigela (com capacidade para 300ml ou mais) que possa ir ao micro-ondas , bata o ovo com um garfo.
- Acrescente o óleo, o açúcar, o leite, o café e o achocolatado e continue batendo.
- Junte a farinha e o fermento e misture até incorporar bem.
- Leve ao micro-ondas em potência máxima por 3 minutos.

Calda
- Misture tudo em um recipiente e leve ao micro-ondas em potência máxima por 30 segundos.
- Faça furinhos no bolo e despeje com ele ainda quente.

Dicas
- Coloque sempre colheres rasas, senão o bolo ficará duro.
- A massa crua ficará mais mole que a de um bolo comum.
- Pode usar granulado ou outro confeito para enfeitar.
- Se preferir, use chocolate em pó.
- Para um bolo menos calórico, use leite desnatado.
- Se quiser desenformar o bolo depois de pronto, unte o recipiente com óleo ou margarina.
- Caso não goste de café, acrescente uma colher de leite.



Confesso que da primeira vez que eu fiz, com outra receita, não ficou bom. Ficou borrachudo e logo que esfriou estava duro. Mas seguindo essa receita e as dicas, não tem como errar.
Coma quente ou frio, com cobertura ou sem. Ou se preferir faça como eu, e coma ainda quente com sorvete.


Se alguém tiver dúvidas ou sugestões, sinta-se à vontade para comentar.

Boa semana para todos e até breve!

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Gastronomia Molecular

Fazendo um gancho com o post anterior e com a minha indecisão entre a ciência e a gastronomia, resolvi juntar os dois, da forma mais vital possível, e escrever sobre esse assunto tão falado atualmente.

Quem nunca se perguntou por que coloca-se uma pitada de fermento em pó em um recipiente com água para saber se está bom? Ou o motivo de colocar bicarbonato de sódio no cozimento de vagens para manter a coloração, e nunca colocar vinagre, pois o efeito seria o contrário? E por que o ovo boia na água quando está podre?

Mojito de Grapefruit com Manjericão
A Gastronomia Molecular surgiu como uma ciência disposta a estudar os fenômenos químicos e físicos que ocorrem no preparo dos alimentos, para sanar esse tipo de dúvida. As dicas que sua avó te dava e que você nunca entendia o motivo, mas sempre seguia e acertava, agora são respondidas de forma teórica.
O termo foi criado em 1988 pelo químico francês Hervé This e pelo físico húngaro Nicholas Kurti e, desde então, muitos equipamentos e técnicas foram comprovados, explicados e outros tantos criados.
Contrariando o senso comum, o que se encontra nos restaurantes não é a Gastronomia Molecular nua e crua, mas sim a Cozinha Molecular, que nada mais é do que a aplicação dos conhecimentos gerados pela ciência no preparo dos alimentos.
                                                                                        Falso Caviar de Melão Cantalupo
Tantas foram as aplicações concretizadas pela Cozinha Molecular que agora é possível comer, por exemplo, gelatina quente, espuma de azeitona e caviar de beterraba. A cozinha se transformou em um laboratório do cientista maluco. E quem ganha com isso, além da própria história da gastronomia, são as pessoas, que têm a possibilidade de experimentar as inovações.


No vídeo abaixo são demonstradas algumas possibilidades da nova culinária. É a propaganda de um kit para você aprender e concretizar as técnicas. O site é francês e não sei se entregam no Brasil.



  
Não é possível falar sobre essa vertente da culinária sem citar o nome mais famoso no quesito: Ferran Adrià.
Chef catalão que começou a vida na cozinha como lavador de pratos e se tornou uma das maiores referências na Gastronomia Molecular (apesar de não considerar sua cozinha como tal), foi eleito o melhor do mundo por diversas vezes. Mesmo que não aceite o título de “criador” ou “pioneiro” da área (como dito em um manifesto lançado nos últimos dias¹), é sempre o primeiro que vem a mente quando o assunto é esse.

Em seu restaurante, o El Bulli (Roses, Espanha), sua equipe trabalhava de Abril a Setembro servindo criações próprias, feitas em seu laboratório/oficina durante os outros seis meses do ano.
Portador de três estrelas no Guia Michelin (guia de restaurantes mais respeitado no mundo, cuja classificação vai de uma a três estrelas), o El Bulli, considerado por várias vezes o melhor restaurante do mundo, teve à sua frente, por quase três décadas, um dos Chefs mais renomados dos cinco continentes. Em 2001, a casa passou a servir apenas o jantar e cada cliente degustava 30 pratos. A cada ano o restaurante recebia cerca de dois milhões de pedidos de reserva, dos quais, oito mil eram sorteados para ocupar os 48 lugares existentes por noite.
Porém, no ultimo final de semana, o restaurante abriu suas portas pela última vez, pelo menos até 2014. O El Bulli funcionará agora como uma fundação para estudo e ensinamento da Gastronomia Molecular.
No site oficial do estabelecimento, o Chef disponibiliza fotos dos pratos executados em seu menu de 1983 a 2005.
                                                                                                 Chef Ferran Adrià

Tamanha é a influência da gastronomia do El Bulli no mundo, que foi lançado, último dia 27 de julho, o documentário “El Bulli: Cooking In Progress”, que fala sobre o processo de criação das técnicas e das receitas. As imagens foram gravadas dentro do próprio laboratório/oficina, com os chefs e cientistas em ação. Deixo aqui também o link do site oficial do documentário.
Espero ansiosamente para assistir!

Por hoje, fico por aqui.
Até a próxima, com a exploração de mais algum Sentido Gastronômico!



¹ Para ler a íntegra do manifesto, clique aqui.

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Início

Na intenção de dividir experiências, ocupar o tempo e gastar um pouco de gramática, decidi criar esse blog.

Não sei se me considero uma cientista com aspirações à cozinheira, ou cozinheira com vontade de ser cientista, mas de qualquer forma adoro os dois.
Fiz um curso intensivo de gastronomia com aulas presenciais diárias, durante anos, vendo minha avó, meus pais e minha irmã cozinharem. Tenho experiência de quase uma década na área, seja na comida do dia-a-dia, nos diferenciais de final de semana, nas coisinhas para dividir com os amigos nas ocasiões especiais, ou na participação de eventos maiores como natais, aniversários e afins.  Já fiz até programa de TV, onde ensinava receitas para as paredes, acompanhada da minha irmã.

Com o conhecimento técnico de qualquer pessoa que não fez cursos teóricos, pretendo postar fotos, receitas, dicas, comentários de lugares legais, novidades e, quem sabe, até algumas criações.

Pensando e testando nomes pro blog, eu pude perceber que várias pessoas tiveram idéias como a minha e desistiram sem nem tentar, com um post, ou dois. Assim como têm muitas outras que se deram bem com a coisa toda, e fazem sucesso hoje. Espero estar no segundo grupo.

Então, peguem o prato, escolham o lugar na mesa, e sejam bem vindos!