segunda-feira, 6 de maio de 2013

Pão de Grão de Bico

Continuando nas receitas da dieta, testei o que eles chamam de pão de grão de bico. Na minha opinião está mais para um bolo, seco e pesado.
Não é ruim, mas não se assemelha muito a um pão. A não ser quando se torra uma fatia fina com manteiga...

O que você vai precisar:
- 200g de farinha de grão de bico¹
- 80g de manteiga
- 5 claras
- 2 gemas
- 1 cl de chá de fermento em pó
- uma pitada de sal

¹é possível encontrar a farinha de grão de bico pronta, mas caso queira fazer, é só processar os grãos crus até obter uma farinha lisa, para um resultado melhor, peneire.

Modo de Preparo:
- bata as claras em neve, com uma pitada de sal, e reserve
- bata a manteiga com as gemas até ficar cremoso, e reserve
- misture a farinha de grão de bico com o fermento
- acrescente a farinha à mistura de manteiga e gemas
- incorpore levemente as claras em neve à mistura
- despeje em uma forma de bolo inglês untada, com papel manteiga
- asse em forno pré-aquecido por 40 minutos

Depois que misturar a manteiga com a farinha vai ficar bem consistente, bem seco, conforme você for misturando as claras, vai melhorando, mas mesmo assim, não fica uma massa mole.

Fiz algumas alterações da receita original, que é oferecida pela equipe do Body Change. Eles colocam 160g de grão de bico, e 40g de farinha de amêndoa, como não tinha, coloquei mais grão de bico. Fiz a troca do bicarbonato de sódio por fermento em pó, e retirei 1 colher de sopa de semente de abóbora da receita. Não sei se essas mudanças alteraram muito o sabor e a textura, mas creio que não. Vou testar a receita original também, e posto aqui depois. Da próxima vez que fizer, colocarei mais sal, acho que faltou um pouco.


Comer ele sozinho não é muito gostoso, mas acompanhado de algo para umedecer, fica bom. Experimentei com manteiga e presunto, com salame e torrado com manteiga. Ele quente fica mais gostoso, também. Outra dica bacana é cortar fatias finas.
O pão não dura muitos dias, devido à falta de conservantes, por isso é bom fazer no máximo uma receita dessas, e esperar acabar para fazer novamente. O pão é pesado, então não dá para comer muito de uma vez.

Um comentário:

Meire disse...

Olá! Fiz o pão e não gostei do cheiro e do gosto. Não consegui comer! Tem alguma outra?