terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Retorno e Nuvem de Chocolate


Depois de muito trabalho, algumas mudanças drásticas e a correria comum de fim de ano, estou de volta! De férias! E com vontade de sobra de cozinhar e comer!

Tenho pensado e prestado atenção na minha incomum vontade e inspiração para fazer doces. Sempre preferi os salgados, mas nos últimos meses meus instintos têm escolhido os açúcares.
Inclusive, das receitas postadas aqui, apenas duas são de pratos salgados.
Essa que eu coloco aqui hoje, não foge a regra.

Desta vez usei de um dos meus guias mais frequentes para sobremesas, o blog A Cozinha Coletiva do Richie, desta postagem. Gosto muito do que ele faz, e as fotos são sempre incríveis. A receita foi retirada de um vídeo da Nigella Lawson, aqui
Coincidências a parte, eu fiz a receita em um dia de chuva e depois vi o vídeo.

Indo agora ao que interessa: Nuvem de Chocolate



O que você vai precisar:
Massa
- 6 ovos
 - 175g de açúcar
 - 250g de chocolate meio amargo
 - 125g de manteiga em temperatura ambiente
 - 2 colheres de sopa de rum

Cobertura
 - 500ml de creme de leite fresco
 - 1 colher de chá de rum

Modo de Preparo:
Massa
 - bata 4 claras em neve até começar a firmar
 - misture aos poucos, enquanto bate, 100g de açúcar e reserve
 - derreta o chocolate e junte a manteiga até ficar homogêneo
 - em outra tigela coloque os 2 ovos inteiros, as 4 gemas, e o restante do açúcar e bata
 - acrescente o chocolate com manteiga, e o rum
- incorpore as claras em neve aos poucos, levemente
 - forre uma assadeira com papel manteiga
 - pré-aqueça o forno em 180°C
 - asse o bolo de 35 a 40min

Cobertura
 - bata o creme de leite e o rum até conseguir o ponto desejado

Deixe o bolo esfriar e cubra com o chantilly

Dicas
 - o bolo vai crescer bastante enquanto assa, portanto use uma assadeira alta
 - depois de frio o bolo vai afundar no meio, não assuste, é normal
 - você pode acrescentar raspas de laranja na massa, se quiser
 - eu coloquei cerejas frescas por cima do chantilly, mas também pode ser morango, uva, ou só cacau em pó, como na receita original                                                                                     


ALERTA: Só faça essa receita quando puder comer o bolo inteiro, você não vai querer e nem conseguir comer menos!

No fim das contas, acho que foi um bom retorno às postagens.
Logo estarei de volta!

2 comentários:

Anônimo disse...

Se a nuvem é de chocolate, seria o raio de brigadeiro ?

Daiane Dantas disse...

Adorei seu blog. Vou acompanhar e tentar reproduzir as receitas.

Tenho 1 livro da Nigella Lawson e foi com as receitas dela que aprendi a fazer bolo!!!