domingo, 22 de julho de 2012

O Bom(?) Atendimento

    Desde que resolvi entrar para a área da Gastronomia, e possivelmente até um pouco antes, eu comecei a reparar mais nos estabelecimentos em geral. Até para ter uma noção do que fazer e não fazer quando, e se, eu tiver meu próprio.
    E ao que tudo indica, a situação, pelo menos aqui em São Paulo, é feia.

    Uma das primeiras coisas, se não a primeira, que você repara ao entrar em um restaurante, lanchonete, café, bistrô e afins, é o atendimento. Se demorou entre você entrar no lugar, ser percebido e ser atendido, se quem te atendeu foi educado, prestativo, e por ai vai.
    E é incrível como existe uma falha nesse quesito. Desde a barraquinha que você compra um refrigerante na estação de metrô, até um restaurante de shopping de alto padrão, o atendimento é ruim.

    Não sei dizer se a "culpa" é do estabelecimento que não prepara e cobra dos funcionários uma atitude melhor, ou se dos próprios atendentes que não se importam em prestar um serviço agradável, aceitável.
    Acho possível, também, que parte disso tudo venha dos próprios clientes não reclamarem, não exigirem uma melhora. Quando se está em um restaurante, é mal atendido e diz que não vai pagar o serviço, as pessoas fazem cara feia, terminam o atendimento da pior forma possível, e fica por isso mesmo. Eles recuperam o valor na mesa seguinte.
    Falta qualificação na mão de obra? Claro, como em qualquer outra área. Mas, e ai pessoal, vamos nos mexer?

    As empresas estão investindo em formas alternativas de venderem seus serviços. Além do delivery pelo telefone, agora também é possível fazer pedidos pela internet. A intenção é que cada vez menos o cliente tenha contato com o atendente, para evitar uma experiência ruim e que parem de consumir da empresa.
    Mas isso funciona? Não em todos os casos. Tenho costume de pedir online há alguns meses, e já tive problemas. Pedido errado, faltando itens, faltando troco. Fora a grande possibilidade da comida chegar fria, toda torta e desmontada pela falta de cuidado do entregador. Aí ou você se sujeita a entrar em contato com um atendente, ou deixa por isso mesmo e continua ignorando e engolindo o mal atendimento.

    O que fazer então? Deixar uma reclamação a cada estabelecimento? Desistir de sair para qualquer lugar em que você dependa de um atendimento? Pedir em casa pelo telefone, pela internet? Não comer mais fora, e só cozinhar em casa?

    Eu não sei se me tornei uma pessoa muito chata e crítica, ou se realmente o atendimento no geral, está muito ruim.
   Será que fora da Grande São Paulo, ou mesmo fora do Brasil, a situação é melhor?

Um comentário:

Osvaldo disse...

Uma das coisas mais importantes é ter bom atendimento. todos devem prestar atenção a ela, porque pode tornar o negócio um sucesso ou um fracasso. Uma opção simples é fixar delivery pela internet e não ter que se preocupar com telefone ou atendimento pessoal.