terça-feira, 20 de março de 2012

As frutas do Mercadão de SP


Em uma visita ao Mercado Municipal de São Paulo é comum se perder entre a variedade de coisas que existem para se olhar. Dentre elas, as barracas de frutas, que são recheadas de variedades frescas e exóticas, sempre me chamam a atenção por suas cores fortes e distintas entre si.


Algumas das frutas mais diferentes que encontrei por lá são:


Longan: popularmente chamada de lichia chinesa, foi trazida para o Brasil por brasileiros em viagem a Ásia. Tem cor amarronzada e poupa clara. Da família da lichia, seu sabor doce lembra o de melão. 

Mangostin: conhecida como Fruta da Rainha, foi trazida para o Brasil pelos japoneses e tem origem asiática. A fruta tem grande uso medicinal, é antioxidante e ajuda no combate a doenças do trato gastrointestinal. Já é plantada no Brasil, mas em pouca quantidade, e exibe seus frutos em maior parte no primeiro semestre do ano.







Pitaia ou Pitaya: encontrada em duas de suas formas, a de polpa branca e a avermelhada, é de origem Sul-Americana e Mexicana. É rica em fósforo, cálcio e antioxidantes. Suas flores são brancas e só aparecem no período noturno.

Atemoia: fruta híbrida do cruzamento de cherimoia e pinha, plantada no Sul e no Sudeste do Brasil. Tem a casca parecida com a graviola, a polpa branca e as sementes pretas. Por ser uma mistura das duas frutas, apresenta qualidades de ambas e maior resistência a pragas.







Os vendedores das barracas te atendem, na maioria dos casos, com largos sorrisos e muita vontade de vender. Oferecem pedaços para você experimentar e conhecer as frutas mais exóticas e te incentivam, com muitos elogios e vantagens, a comprar.

Eu não resisti e comprei mangostin, atemoia, Ameixa Black (que é uma suposta mistura de ameixa com açaí), Hosui (que é uma pêra oriental com consistência de maça), morangos e cerejas.


Mas se você pensa que o Mercadão é um bom lugar para fazer a feira ocasionalmente, cuidado! Os valores são altos e, como nem sempre é você quem escolhe a fruta, é capaz de pagar caro por algo que não esteja maduro o suficiente para comer ou que já tenha passado do ponto.

Aliás, queria nesse momento agradecer ao vendedor que me atendeu da última vez, não consegui comer nenhuma das frutas compradas.

Apesar de tudo, eu adoro aquele lugar e volto sempre que possível.

3 comentários:

Blog da Ká disse...

Eu tbm amo aquele lugar passei por lá no domingo e descobri q nos finais de semana o valor aumenta em quase tudo a dica é ir no meio da semana, não está tão lotado, vc prova muito mais das frutas e quem sabe dá mais sorte nas frutas que não conhecemos tão bem pra saber se está no ponto certinho.... *-*

Anônimo disse...

O Mangustin é faiclmente encontrado na região proxima a Ilhéus-Ba, visto que, havia uma comunidade japonesa em COLÔNIA DE UNA, cerca de 1:20h de Ilhéus no sentido canavieiras. É uma delicia. ontem ontem comprei quando vinha de porto seguro. comprei na Br mesmo...kkk...vale a pena conferir.

Anônimo disse...

atmoia fruta melhor q ja provei #super indico