sexta-feira, 4 de maio de 2012

O Mercado - Eu Fui

Apesar do atraso, venho hoje falar sobre a feira gastronômica, O Mercado, que aconteceu no último dia 21/04, no pátio do restaurante Sal Gastronomia, em Higienópolis - São Paulo/SP.

Os vinhos de Daniela Bravin e
os Cannolis de Alexandre Leggieri (ao fundo)
Como a maioria já deve saber, a ideia partiu de dois grandes chefs, Henrique Fogaça , dono do restaurante onde foi o evento , e Checho Gonzales – da Cebicheria Gonzales.

O espaço contava com mais 11 chefs, fora os idealizadores, servindo comida de barraquinha de feira na madrugada paulistana.
A estimativa é de que a feira tenha recebido 1000 pessoas e cerca 2000 não tenham entrado.



O evento abria as portas às 00hr e iria até às 05hr. Eu cheguei às 00h02 e me deparei com uma fila enorme.
Bom sinal! Parecia que a coisa tinha sido bem divulgada e que devia realmente ser de qualidade. Afinal, quando você se depara com um restaurante vazio, a primeira impressão é a de que é ruim.
Após 1h30 de fila, já começava a me questionar sobre ser, de fato, um bom sinal.
Começou a garoar.
Eu persisti.
E depois de mais 1h30 de fila, consegui entrar!

O local era pequeno, e as pessoas entravam em grupos e se apertavam, para que permanecessem em torno de 100 a 150 pessoas no pátio.  Logo que cheguei fui surpreendida, no bom sentido, por aceitar cartão para compra dos vales usados nas barracas.


 Não resisti.
Me deparei com Alex Atala prestigiando o evento. E, surpresa novamente, ele foi super simpático com todos, dando entrevistas, tirando fotos, e é claro, comendo. E também aproveitando para ter uma noção do que pode ser o Chefs Na Rua, evento que faz parte da Virada Cultural, que acontece agora dia 05/05 e 06/05 (do qual eu volto para falar em breve), e que ele fará parte.



Apesar de todos os contratempos (fila, lotação, chuva, gente mal educada e, ter acabado o Buraco Quente e os Cebiches antes de eu entrar), foi muito bacana e valeu a pena ter esperado por 3hr.
Infelizmente o cansaço estragou um pouco e me fiz voltar para casa e comer aqui, perdendo parte da graça. 

Mas vamos as comida, ou pelo menos ao que eu consumi delas.
- Arepa de frango: massa de milho de canjica grelhada com recheio de frango.(na frente)
- Hambúrguer de Carne de Porco com Erva-Doce e Laranja. (ao fundo)
- Cannoli tradicional e de nutela. (ambos  esquerda)
- Arroz de Puta Rica (não tá na foto porque comi lá).
- E tomei duas cervejas, uma dinamarquesa (lata escura) e uma escocesa (lata azul).


As comidas em casa                                                                         Fotos: Rose Castilho
Nesse link tem um vídeo bem legal para se ter ideia do que foi.

Como o intuito é de que a feira seja mensal, espero que da próxima vez seja mais organizado, e se possível em um local maior.
Não dá para só reclamar (como muitos fizeram). Por ser uma primeira edição, por ter dado tão certo a ponto de faltar comida, e por ser uma iniciativa muito bacana e com comida de qualidade, espero ansiosamente a próxima edição!


Obs.: Não consegui tirar muitas fotos porque minha pobre câmera não é tão funcional na chuva. 

Nenhum comentário: